quarta-feira, 13 de junho de 2012

O estudo das Deusas Interiores através do Despertar do Feminino








Se olharmos à nossa volta, veremos muitos sinais evidentes do surgimento de uma nova consciência e de uma nova lucidez feminina, seja o feminismo, ou os movimentos feministas que vieram a ocorrer na nossa história, iniciando-se nos Estados Unidos e tomando conta de todo o mundo aos poucos, como foi o caso da luta pelo voto feminino e a luta pelo trabalho as mulheres.



“Mas quais são as origens desse despertar do feminino? Como se originou essa revolução na consciência feminina? Ou será que ela sempre existiu, mas foi repreendida?”

Além das mulheres eloquentes que tinham grandes contribuições em lutas feministas, existem suas irmãs encontradas ainda hoje em dia, como as curandeiras, terapeutas, mães de santo de uma comunidade, místicas, oráculistas, videntes, bruxas, que também vem sendo peça fundamental para essa revolução.
O Despertar das Deusas Interiores, vem como um método maravilhoso que desperta forças que estão em fermentação dentro de nós, sendo capazes de transformar os modos mais fundamentais de pensamentos sobre nós mesmos, servirá como uma avaliação detalhada sobre nós mesmos, trazendo explicações para certas atitudes que tendemos a tomar sempre, assim como a cura de bloqueios que trazemos ao longo da vida.
Essas poderosas forças interiores, as imagens e mudanças que provocam são denominadas Deusas. 


O que são Arquétipos?
Quando a mesma dinâmica psicológica é constatada num grupo de pessoas, temos o denominado “Arquétipos”.
  Uma Deusa é portanto a forma que um arquétipo feminino pode assumir no contexto de uma mitologia ou num conto de fadas e assim por diante. 


Os principais tipos de arquétipos de Deusas

Mulher Atena: regida pela Deusa da sabedoria e da civilização, ela busca a realização profissional numa guerreira, envolvendo-se com educação, cultura intelectual, justiça social e política.
Mulher Afrodite: regida pela Deusa do amor, esta voltada principalmente para relacionamentos humanos, sexualidade, romance, beleza, inspiração artística. Deverá tomar cuidado com intrigas, tendência a hábitos fúteis e em decepções amorosas pode assumir postura de mulher que cansou de sofrer e acaba se envolvendo com muitos homens, retendo mágoas em cima de mágoas sem perceber até podendo cair em profunda depressão.
Mulher Perséfone: regida pela Deusa do mundo avernal, ela é mediúnica, atraída pelo mundo espiritual, pelo oculto, pelas experiências místicas e visionárias e pelos assuntos ligados a morte e ao nascimento. Mulheres Perséfone costumam se harmonizar e se encontrar nos Ciclos Menstruais e Lunares, dos quais ela deverá olhar para dentro de si, coisa que Perséfone tem grande facilidade e mais observar os ciclos lunares, coisas que ela também tem grande afinidade.
Mulher Artemis: regida pela Deusa das selvas, ela é prática, atlética, aventureira, aprecia a cultura física, a solidão, a vida ao ar livre, os animais, dedica-se a proteção do meio ambiente, aos estilos de vida alternativos e ás comunidades de mulheres, ou organizações feministas. Também é grande adoradora da lua.
Mulher Deméter: regida pela Deusa da colheita, ela é uma verdadeira mãe terra que gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças, está envolvida com todos os aspectos do nascimento e com os ciclos reprodutivos da mulher. Costuma gostar ou tende a criar hábitos caseiros, típica dona de casa ou se não transfere esse dom para cozinha. Grande ligação com a família ou transfere essa característica como mãezona dos amigos e sempre repleta deles. Zelosa com tudo e todos que ama, assim como carinhosa e caridosa.
Mulher Hera: regida pela Deusa dos céus, ela se ocupa do casamento, da convivência com o homem, mulheres líderes ou governantes de questões ligadas ao poder, extremamente autoritária. Antes da maturidade pode ser facilmente confundida com Atena, a grande diferença está no desejo maior de Hera em se casar.


O poder das Deusas

As Deusas existentes em nós são fontes de padrões emocionais de nossos pensamentos, sentimentos, instintos e comportamentos que de forma simples às vezes para nos expressar poderíamos chamar de características femininas, já que são características tipicamente encontradas em mulheres. Tudo o que pensamos com criatividade, inspiração, tudo o que acalentamos, que amamentamos, que gostamos, toda a paixão, desejo e sexualidade, tudo o que nos impele a união, a coesão social a comunhão e a proximidade humana, todos os impulsos de absorver, destruir, reproduzir pertencem ao aspecto universal feminino. Começar a tomar consciência do grande mundo interno que carregamos dentro de nós, este instinto de mil e uma formas, estar em contato de novo com toda a sua essência e abrir as portas para este abrangente auto- conhecimento, nos leva a inspiração e criatividade em todos os aspectos da vida. Sua relação com a vida, ganha maior entusiasmo, maior liderança e sensibilidade, aos poucos perceberá que o despertar das deusas interiores irá servi-lhe como ferramenta para curar as feridas, para ter mais força e poder, para saber raciocinar diante dos caminhos da vida, de saber falar e se calar aceitando que alguns momentos a vida deve mesmo se manter em mistérios, você aprenderá a ver a vida de uma forma mais ampla, sabendo respeitar seus ciclos, e a reconhecê- los dentro de você. Aprendendo a se amar mais, e permitindo que o mundo se abra pra você e aprenda a te amar mais também.

  
“Aquela que é Pura
Essência de tudo
Conhecimento
Ação
Deusa Suprema
Doadora de Buddhi [iluminação]
Aquela que é Tudo
Cujo Amor é Infinito.”
                            


As seis principais Deusas

Atena rege tudo o que se relaciona com a civilização, ou seja todos os aspectos da vida urbana, tudo o que serve para manter a cidade, ou a civilização em ordem pode ser regido pela típica mulher Atena. Atena rege a tecnologia, a ciência, as artes literárias, a justiça a educação e muitas outras relacionadas aos cuidados da humanidade. Atena pode apresentar-se como uma mulher moderna, que vive normalmente no centro da cidade ou trabalha em lugares bem populosos e se apresenta como uma mulher moderna, Atena guia todos os aspectos da sua própria carreira, da sua profissão e de como ela se relaciona com os tronos patriarcais da cidade.
Afrodite rege o amor e a sexualidade, todos os aspectos da vida intima e das relações pessoais. Como a ela pertence o dom de seduzir, ela é a Mulher da beleza, e por tanto das Artes Visuais, como pintura, escultura, arquitetura, moda e tudo o que é apreciado com os olhos,ou melhor com os sentidos, assim como também a musica e a poesia. A mulher Afrodite é mais pessoal do que pública, diferente de Atena que é mais Publica devido sua carreira, Afrodite se encontra em multidão dentro de salões, bares e locais onde se deixa apreciar sua beleza.
Como rainha dos mortos, Perséfone rege todos os aspectos do contato com o mundo espiritual (avernal), trabalha o consciente e o inconsciente, ela está em contato com os poderes transpessoais superiores da psique, Perséfone tem maior facilidade de acessar a mente inconsciente mais profunda, o mundo onírico e tudo o que se relaciona com o mundo psíquico, paranormal e místico. Normalmente são psicoterapeutas, psicólogas, curandeiras, bruxas e oraculistas. Normalmente estarão presentes em casos de mortes, pois de alguma forma se interessam por ela, ou acabam tendendo a auxiliar as pessoas que passam por estes traumas, costuma saber  lidar muito bem com os ciclos de morte, reencarnação e nascimento.  
Como regente das selvas, Artemis é uma Deusa da Natureza em sua forma virgem e indomada, ela estabelece um grande contraste  com Atena que representa por sua vez o espírito domado e civilizado. A mulher Artemis, normalmente sente grande afinidade com animais, rege a vida dos instintos, enfatizando ao contrário de Atena mais o corpo que a cabeça, Deusa da Parturição e também dos Ciclos Lunares, envolvendo-se a todos os tipos de atividades físicas e esportes, principalmente os radicais ou ao ar livre, assim como a irmã Afrodite ela gosta de Danças, onde pode movimentar o corpo livremente seguindo seus instintos e podendo tão prazerosamente dar atenção ao seu corpo.
Sendo a descendente mais próxima da Mãe Terra temos Deméter a Deusa da Maternidade e todas as funções reprodutoras, particularmente regente das experiências interiores  aos ciclos menstruais e reprodutores. Chamada muitas vezes de “A Senhora das Plantas”, está ligada a semente e o fruto, símbolo da ligação com a alimentação, crescimento, fartura, prosperidade, ciclos das safras e da colheita. É profundamente dedicada a alimentar, cuidar e zelar tudo e todos ao seu redor, profundamente amorosa. A maior parte de sua energia é dedicada aos cuidados de bebês, crianças e qualquer criatura em crescimento.
Hera é a rainha dos céus, ou Olimpo, ocupa-se do poder ou governança. Como esposa de Zeus, ela rege o casamento, o companheirismo e todas as funções públicas em que a mulher exerce o poder, a responsabilidade ou liderança. Extremamente preocupada com a preservação e integridade da família, ela também supervisiona todos os aspectos da tradição e da coesão de uma comunidade. Mulher civilizada que procura manter os padrões patriarcais de seu marido e fazer as manutenções de seus valores. Quando seu poder é restrito ao cenário familiar, ela se torna a indiscutível matriarca da família. 


Qual Deusa te rege?

Com todos estes estudos com certeza você já encontrou uma Deusa que lhe parece ser sua regência. No entanto é difícil nos avaliarmos, pois existem aspectos em nós, dos quais preferimos não observar. Então nossa mente nos engana, tornando mais difícil a fidedignidade. Por isso o motivo das Vivências, jogos, testes  e até mesmo o curso que nos ensina e também trabalha como um processo de cura, estes trabalhos dirão qual Deusa tem a presença mais forte na sua personalidade. E ainda podendo mapear suas dificuldades de vida, seus traumas, bloqueios e suas virtudes e forças.

Toda mulher possui uma ou duas Deusas Predominantes na sua constituição. É improvável que chegue a trocar inteiramente de Deusa num ponto de transição da sua vida.
Após o resultado, passe a reconhecer duas ou três destas Deusas na sua vida, reflita sobre elas, e as reconheça também em sua mãe, irmãs, amigas, chefe. Obviamente nem todas as descrições da Deusa irá se aplicar a você, até porque existem outras Deusas que te regem e sua própria Deusa Interior que é única, mas procure observar as diferentes Deusas que se expressam em você nas diferentes fases da sua vida.

Por exemplo não importa qual Deusa nos rege fundamentalmente, estar grávida ou cuidar de nossos filhos em fase de crescimento nos levará ao mundo de Deméter e toda a consciência maternal, no entanto você a viverá em forma de Artemis sua Deusa Predominante, ou seja cuidará de sua filha com todo amor, mas irá criá-la para ser livre, sem muitos mimos. Uma mãe Afrodite com toda certeza irá lhe encher de amor, pois junta a característica predominante de amor de Deméter mais Afrodite, no entanto os cuidados com seu filho, será nas suas roupas, em inseri-lo ao mundo social, festinhas, festa do pijama com as amiguinhas em sua casa. Uma mãe Hera já irá fazer tudo conforme a tradição de família, cuidando da sua filha com autoridade, irá tentar manter os ciclos do bebê em horários determinados, hora da mamada, hora do banho e que delicia para ela a hora da reunião de família graças a sua filha. Para a mãe Perséfone por exemplo introduzir sua filha a um conto de fadas, ou contar-lhes histórias e batizá-la, realizar shantala e perceber cada percepção da sua filha, tendo capacidade melhor do que qualquer outra Deusa de manter uma linguagem expressiva com ela, é uma tendência certeira de Perséfone.
Do mesmo jeito que vivenciar um amor, independente da Deusa que a predomina, você estará entrando no mundo de Afrodite. Se vive um casamento então está no mundo de Hera e obviamente irá apresentar um pouco de Hera em sua Roda da Deusa. Se está passando por um momento de auto conhecimento, como uma viagem sozinha para o exterior, onde não conhece ninguém sente-se meio perdida tudo é novo e obviamente nunca pensou e conversou tanto consigo mesma, então está vivendo uma fase Perséfone da sua vida, assim como um momento ruins de morte de alguém próximo, ou o enterro de um bichinho de estimação ou ainda um processo de Depressão todos fazem parte de uma fase Perséfone. Estar lutando mais por uma carreira do que o próprio trabalho, algo que você faz por crescimento por entusiasmo é estar no mundo de Atena, assim como um momento de estudo árduo com paixão de fazê-lo, no período da faculdade por exemplo. Agora um exemplo bem pertinente a muitas mulheres novas de hoje em dia, por algum motivo você decide que quer ficar sozinha, que a vida solteira é muito melhor e você se sente muito mais viva, então viva acaba de adentrar na atmosfera de Artemis. Ficou claro então que você tem uma Deusa que a predomina, as vezes até duas ou três, mas existem fases na vida que a vida te obriga a experimentar novas faces das Deusas, mas você nunca perde a essência da Deusa Predominante.

Uma outra característica importante é observar a Deusa que está mais apagada em você, a que nos testes das Deusas e Vivências para tal finalidade, teve a menor pontuação, correlacionar ela com a de maior pontuação. É bem provável que uma esteja compensando a outra.
 Por exemplo uma Deméter vazia enquanto uma Afrodite se destaca muito junto com uma Perséfone, é bem provável que houve grande conflito com a mãe que a levou a anular a Deméter existente nela e ainda como provocação inconsciente ela passou a virar uma Afrodite compulsiva em certos momentos, com vários homens sem disfarçar, a Perséfone apresenta o conflito entre as duas facetas, o olhar para dentro. Algumas vezes, a Afrodite pode até não ser a Deusa Predominante nela, mas grandes bloqueios formaram couraças, mascaras, onde ela adotou Afrodite como uma forma de defesa. Por isso toda vez que houver um déficit muito grande de uma Deusa e uma Perséfone com grande pontuação, que de preferência não seja Perséfone dominante, então deve se ficar atenta para possíveis bloqueios e traumas. Observe o que estes padrões dizem sobre mágoas e ferimentos? Reconhecer os padrões do comportamento inconsciente é o primeiro passo no processo de conciliação e cura. 

Donzela, Mãe e Anciã

Dentro de alguns conceitos assim como boa parte das tradições Pagãs os ciclos das Deusas são divididos em três estágios Donzela, Mãe e Anciã, mas sabemos que o mundo moderno requer uma série de readaptação e não precisamos viver enraizados em padrões anteriores. Pensando então que os processos biológicos de crescimento hoje já não são os mesmos, a criança que age como adulta, a mulher com trinta anos que toma anticoncepcionais e não engravida, a Deméter que entra na menopausa antes de ganhar a sabedoria sobre si, então foi preciso dividir em maiores números estes ciclos. O que faz com que as Deusas ganhem mais uma característica fundamental para a interpretação da Roda das Deusas.

PERSÉFONE (como Donzela) rege a infância e a juventude

ÁRTEMIS e ATENA regem a adolescência, o inicio da idade adulta e a transição.

DEMÉTER E AFRODITE regem a maternidade, os relacionamentos e a maturidade

HERA rege a segunda metade da vida, a mulher.

PERSÉFONE (como Anciã) rege a velhice e a morte, a mulher “sábia”.

O fato de haver quatro Deusas competindo pela nossa lealdade nos deixará exauridas, principalmente se a Deusa predominante em você for Perséfone ou Hera que as deixam tão exigentes consigo mesma. Mas é justamente este conflito que muitas mulheres se encontram, e tomar consciência da sua Roda da Vida, irá lhe esclarecer valores, de imediato as alunas dizem já passam a lembrar da Deusa que as domina e das que estão anulando a cada atitude na vida, se optam por um caminho, já refletem, “Olha lá minha característica de Perséfone”. Ou ainda ficam refletindo, “Por isso foi tão difícil me desprender daquele relacionamento, é minha Hera que grita mais alto”. 


Acertando as contas com sua Deusa excluída

Como foi visto acima cada Deusa rege uma fase da vida, a adolescência, a infância, as paixões, o casamento, a maternidade, o trabalho, a fase de rebeldia e a menopausa, entre outros. Então se existe uma Deusa excluída, é bom acertar as contas com ela o quanto antes. Já que mais cedo ou mais tarde ela virá acertar as contas com você. O que quero dizer ao “Acertar as contas com a Deusa”, são os aspectos que ela trás, não ela exatamente, o que de certa forma também não deixa de ser. Por exemplo se você sempre foi casada e nunca precisou trabalhar, e não tem o seu lado Atena bem resolvido, trate de encontrar uma forma de fazer fluir o seu lado Atena, antes que a vida de um jeitinho. Isso quer dizer que você agora vai precisar trabalhar, não necessariamente, existe algum aspecto de Atena que você sente falta, por exemplo fazer faculdade ou se não fazer cursos que te interessem, de auto- conhecimento, Artesanato, Alquimia, Massoterapia, Informática, isso tudo é o lado estudar regente em Atena, ou se não passar a ler mais livros, ou ainda fazer coisas em casa das quais é apaixonada e montar um pequeno negócio, pode ser qualquer coisa ligado a Atena desde que te desperte paixão e gana, se não, não será Atena, será somente uma obrigação. Uma mulher que trabalhou a vida inteira sem gostar do que faz, só trabalhou para se sustentar, pode também ter Atena anulada. 

Dicas

O trabalho do Despertar das Deusas Interiores se inicia com as Deusas da Mitologia Grega, pois é através delas que iniciamos todo um raciocínio de como funciona este trabalho, mas depois de estar bem entendido nada a impede de trabalhar o mesmo estudo em cima de outras mitologias, ou até mesmo contos de fadas ou outros que a sua criatividade permitir. 



Mulheres espero que tenha fluido o entendimento e até mesmo uma nova visão a respeito desse estudo, qualquer dúvida fico a disposição para responder através dos e-mails. Quem também tiver interesse em participar das vivências, jogos, rituais ou o próprio curso, para descobrir e trabalhar suas Deusas, pode me pedir as datas por e-mail, porque o site não está com as datas atualizadas, okay? 

Que as Deusas encham de luz todas vocês.
Abraços Roberta Struzani







4 comentários:

  1. Queria saber um pouco mais sobre as deusas da mitologia celsa. Você não queria fazer um teto sobre essa cultura?
    AHOO

    ResponderExcluir
  2. Você poderia me indicar um livro , que aprofunde mais os estudos no trabalho do despertar das Deusas , para trabalhar em psicoterapia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo esse conteúdo se encontra no livro "A Deusa Interior - Jennifer BARKER WOOLGER, Roger j. WOOLGER"

      Excluir
  3. Acho que minha deusa e Afrodite kjjk pelo jeito !

    ResponderExcluir