terça-feira, 18 de agosto de 2015

Autoestima está intimamente ligada a felicidade

Fonte de imagem: escolapsicologia
A autoestima nada mais é que a forma como nos vemos, o nosso amor por nós mesmos. Não haveria autoestima nem baixa autoestima se não houvesse mais ninguém no mundo, somente você. Infelizmente a nossa imagem é muito construida em comparação ao que vemos nos outros, mas mesmo assim é preciso se desvincular das comparações para elevar a sua autoestima. Comece agora a reparar sua singularidade, o que te faz ser diferente positivamente de todos ao seu redor? Se esforce para perceber sua singularidade, o que te faz incomum e interessante. Se não conseguir, não esquente. Pois passamos a ser aquilo que acreditamos ser. Portanto te proponho um desafio. Feche seus olhos e se imagine em sua melhor forma, quando digo forma, não estou dizendo do corpo, estou dizendo um misto de tudo que você valoriza, por exemplo uma forma segura de se expressar, seu jeito, lindas vestes, um cabelo bem cuidado, pode ser desde comportamentos, jeitos até sua aparência de fato. 

É importante citar aqui, que a autoestima não tem a ver somente com a aparência. Autoestima e autoconfiança andam lado a lado, e quando confiamos em nós, não é apenas em nossa imagem, a nossa imagem nisso é só a pontinha do iceberg. A autoconfiança vem por exemplo da sua responsabilidade com os seus compromissos, de você cumprir com aquilo que se determina a fazer e então confiar em si mesma, a ponto de poder afirmar para os outros: "O que eu me determino eu cumpro!". Ser alguém com capacidades e por circunstancias e fato se obter dessa certeza em si mesma. Isso são fatos que constroem sua autoconfiança. 

Dessa forma podemos dizer que baixa autoestima por não estar conseguindo alcançar seus objetivos ou dar conta de responsabilidades te fariam sentir-se assim:

Sobrecarregada, dia após dia as coisas vão se acumulando, você percebe que não deu conta das de ontem e hoje já tem mais tarefas para cumprir, adia prazo de entrega de algo, falta a compromissos, ou ainda possui um sonho ou vontade de exercer algo grandioso que se sente capaz, mas o tempo vai passando, você vai postergando, tudo é desculpa pra não começar, você vê outras pessoas fazendo aquilo que queria fazer, e começa a perder a confiança na sua capacidade, e o pior a culpa em você te faz começar a criticar a próxima, como se a critica do próximo fosse te fazer menos culpada consigo mesma. 

Começa a se instalar em você um sentimento de decepção, culpa, o desanimo aumenta e o estresse também acaba se tornando um visitante rotineiro em sua vida. 

Algumas vezes você acorda disposta a realizar todas as pendencias, mas quando algo sai errado, ou quando se depara com todos os acúmulos, uma sensação de incapacidade e de desanimo se instala e você se sente minada, amarrada e uma sensação de depressão a invade. Isso parece entrar num ciclo vicioso, e você sente desesperadamente que precisa de alguém para lhe empurrar, para lhe dar forças e até mesmo para você se apoiar, daí entra outro fato que normalmente vem acompanhado da baixa autoestima a dependência de alguém, e a necessidade de namorar por exemplo. No entanto, o namoro que começa quando você está em grande baixa autoestima, pode te anular, pois ao invés de você potencializar as características que já existem em você e se polir como um lindo diamante que é, você irá bajular e adorar o outro e imitá-lo. Só que isso só a fará se apagar cada vez mais, pois aquilo que você adota no outro, não é seu, e o seu brilho vai se apagando. 

Mas fique calma, isso não é motivo para se desesperar, pois esse brilho é seu e não morre, só se apaga, basta treinar e querer que você renasce denovo. 

Revivendo o nosso brilho para voltar a nos amar

Autoestima, estimar e amar aquilo que você é, mas para amar aquilo que é, também é preciso ter certeza disso, e só se pode ter certeza se você constatar que é assim. Por exemplo: "Eu sei que falo muito bem e que tenho uma ótima habilidade de prender a atenção pra mim, qundo falo, sei convencer as pessoas, e uso isso para o bem delas próprias". No entanto ultimamente me sinto timida, fico muito tempo em casa, no celular ou no computador, dificilmente saio da minha zona de conforto, e quando estou em um grupo maior de pessoas não costumo falar muito,e  quando tento nem deixam. Ou seja como posso estimar uma coisa que acredito existir em mim, mas ultimamente não está acontecendo, é óbvio que eu irei deixar de acreditar nessa crença. Portanto autoestima também anda lado a lado ao autodomínio, se eu acredito que sou capaz de algo preciso exercer. Eu preciso planejar e realizar. Desde escrever um livro, até fazer coisas pequenas do dia a dia, e ainda diria que as coisas pequenas são ainda mais importante. É preciso começar e terminar tudo que faz, pois são suas conclusões que te levará as crenças do que você é e de suas capacidades. 

Por tanto estabeleça pequenas metas que deseja, coisas simples e cumpra. Exemplos: hoje vá caminhar ou correr a noite, arrume sua mesa de trabalho, monte aquele quadro de lei da atração que está pensando a tempos, inicie o seu canal no youtube, marque aquela reunião com o chefe pra mostrar sua ideia e proposta, se inscreva na promoção pra mudar de cargo na empresa, começe um novo curso de algo que gostaria de fazer (como fotografia, por exemplo). Enfim, planeja e faça. 

Não basta idealizar a pessoa perfeita que gostaria de ser, e começar, também é preciso colocar a autoconfiança em teste, portanto é preciso estar mais cercada de pessoas, e sempre que puder aderir a novos grupos de amizades, pois a cada grupo de pessoas você tenderá a destacar um novo lado seu, e algum deles pode ser perfeito pra você acreditar mais em você. 

Realize pequenas tarefas do qual sabe que pode concluir, cada conclusão lhe trás a sensação de satisfação e de exito, que servirá de combustível para iniciar a próxima tarefa, e de uma em uma, você quebrará esse ciclo de falta de autoconfiança. Logo perceberá que já não é mais a mesma, que é mais capaz e mais poderosa, e então está pronta pra resgatar sua melhor essência e polir cada vez mais. 

Exercício para acreditar mais em si e se tornar mais Poderosa

Todo dia ao se deitar, antes de dormir. Visualize-se exatamente como é, mas bem mais melhorada, imagine-se sendo a mulher perfeita que gostaria de ser, seja realista, imagine coisas em si, que sabe que através de muito esforço seria capaz de alcançar. Brinque de imaginar situações, pessoas e você aquela mulher ideal conversando, realizando e fazendo as coisas acontecerem. Aos poucos e em pouco tempo, perceberá que suas crenças sobre si estarão cada vez mais próximo dessa mulher "VOCÊ", e cada vez você será mais ela. Essa mulher que imagina tão perfeita, é sua Deusa Interior, a mulher que existe ai dentro, a sua essência mais pura, com todas as qualidades, virtudes e poderes que você tem, mas ainda não aprendeu a despertar, essa é uma das crenças do Despertar do Feminino. 



 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário