terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como identificar o período fértil através do muco vaginal


" Como eu havia dito na penúltima matéria, aqui pra vocês o método contraceptivo totalmente natural, método de ovulação "Billings", desenvolvido pelos médicos Dr. John e Dra Evelyn Billings, consiste em evitar relações sexuais nos períodos férteis, de acordo com os sinais vistos pelas secreções vaginais (muco cervical). 

Ultimamente veio usando isso em bastante estudos, como por exemplo no método dos ciclos menstruais e lunares para quem está na menopausa ou não menstrua, ou para quem não quer engravidar e não usa um método anticoncepcional ou falhou nele, e por fim também tem aquelas que usam esse método para aumentar as chances de engravidar. De uma forma ou de outra, é um tipo de auto conhecimento divertido, que tal experimentar?!"

Muco Vaginal elástico (período fértil)
O ciclo menstrual costuma ter 28 dias, sendo dividido em três fases folicular, lútea e ovular. Durante cada fase do ciclo o corpo libera hormônios diferentes (dando pra saber se está no período fértil ou não) e o nível desses hormônios também flutua (dando para saber se está no ápice do período fértil ), tudo isso porque a textura do muco cervical (secreção vaginal), cor e quantidade variam por conta dos hormônios presentes em cada fase.

O ciclo é contato a partir do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação, um ciclo inteiro costuma ter normalmente 28 dias, mas pode variar tendo de 21 a 35 dias.

No inicio do ciclo, durante a menstruação ocorre o sangramento normal, ou seja você não está fértil nesse período, não há quase chances de engravidar, por tanto você não precisará avaliar secreção durante a menstruação.

 Após a menstruação a vagina fica mais seca, sem nenhuma secreção ou pode ser notado um pouco de secreção levemente opaca mais amarelada ou esbranquiçada, de consistência mais grudenta, essas secreções são sinais do período não fértil.

Para mulheres com ciclo de 28 dias, após mais ou menos 14 dias após a menstruação, já é possível ver outro tipo de secreção, alguns dias que antecedem a ovulação, nesse momento a secreção é simplesmente aguada, se assemelha ao xixi na calcinha. Quando perceber sua secreção assim, você estará fértil. Se deseja engravidar esse é um bom momento, mas se sua ideia é evitar a gravidez, então evite ter relação nessa fase.

Durante a ovulação, normalmente no meio do ciclo, a secreção vaginal terá outro aspecto, e esse periodo é o pico da fertilidade, perfeito pra quando a mulher deseja engravidar. A secreção é transparente, viscosa e elástica, muitos assemelham a clara de ovo e quanto mais abundante mais fértil, essa secreção escorregadia facilita a passagem do espermatozoide até o útero. (Tirei uma foto pra vocês dessa secreção do período fértil - ela chega a esticar cerca de 5cm sem quebrar).

Após a ovulação, período que não é mais fértil, a secreção é espessa, esbranquiçada ou amarelada, é bem grossa e não facilita a locomoção do espermatozoide. Perceber o corrimento dessa secreção na calcinha é normal nessa fase, se persistir o sintoma durante todo o ciclo procure um médico ginecologista.

Como utilizar esse método como Contraceptivo 

Para usar esse método como contraceptivo, é preciso analisar seu muco por mais de um mês, até que perceba a diferença de um muco para o outro e saiba realmente qual é o muco do período fértil e não fértil, veja se possível diariamente e acompanhe pela sua tabelinha pra ficar mais fácil. Esse método não foi aprovado no Brasil mas foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde.

Eu particularmente oriento que você acompanhe pela tabelinha, onde você saberá fazendo as contas se está no período fértil ou não, e a secreção seria uma prova a mais para ter certeza. Caso tenha tomado pílula do dia seguinte e sua menstruação ficar desregulada, aumente os cuidados, pois o ciclo costuma desregular por uns três meses até.

Entenda melhor o seu ciclo menstrual para se garantir no método Billings

O ciclo menstrual é algo bastante complexo, mas pode ser mais fácil de entender se você já desde inicio dividir o ciclo em três fases: folicular, lútea e ovular. Também vou explicar aqui o básico sem dar enfase em hormônios, se não vai complicar. **Se você quiser entender melhor sobre seu ciclo menstrual, coloca nos comentários que eu posto uma matéria mais profunda sobre isso, ou um vídeo.

Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação, ou seja no primeiro dia do ciclo, nessa fase o útero está menstruando, enquanto o ovário está em repouso. Essa fase carrega esse nome porque o sistema nervoso aumenta a produção de um hormônio chamado folículo estimulante (FSH), como o nome já diz, sua função é estimular os folículos do ovário.

Mas o que seria esses folículos?
Enquanto os homens produzem os espermatozoides continuamente até envelhecer, as mulheres possui uma quantidade "x" de óvulos quando nasce, eles ficam todos nos ovários, no entanto não estão maduros, e quando o hormônio FSH é liberado, os folículos do ovulo começam a se desenvolver, mas um só continuará a desenvolver-se até o final, depois os outros murcharam de novo.

Fase Ovulatória: Esse ovulo que os folículos cresceram e o amadureceu, se desprende do ovário e faz seu caminho pelas trompas uterinas rumo ao útero, se no meio do caminho ele for fertilizado por um espermatozoide, então se inicia a gestação e um outro processo ocorrerá, caso ele não seja fertilizado esse óvulo continuará seu caminho até o útero e será eliminado na menstruação.

Quando o óvulo maduro é desprendido do ovário e segue rumo ao útero, a temperatura do corpo da mulher aumenta, e esse é mais um indicativo de que ela está no período fértil então.

A mulher costuma ovular do lado direito num mês e no outro mês ela ovula do outro lado, mas pode acontecer dela ovular os dois no mesmo mês, se isso acontece e ainda é fecundado, então ela dará origem a gêmeos bivitelinos.

Ah, por via de curiosidade. Você sabia que a palavra mês vem de menstruação? ;)

Fase Lútea: Após o óvulo cumprir uma parte do seu caminho sem ser fecundado as células de dentro do óvulo (granulosa) já estão maduras o suficiente e não podem mais ser fertilizada, os folículos começam a se enrugar e liberam hormônios progesterona, que agem inibindo o aumento do endométrio que se preparava para receber um possível embrião, esse tecido então que começa a descamar será eliminado graças a todo esse processo, e assim que ele desce em sangue, o que chamamos de menstruação, o ciclo começa tudo de novo.

Deixe suas observações e nos conte como está sendo essa analise pra você!!!!

Até a próxima terça! Toda terça uma nova matéria fresquinha no ar! 

Um comentário: